Estudar Fora

Alemanha oferece bolsas para brasileiros em pós-graduação

Benefícios contemplam pós-graduandos em áreas de comunicação e artes. As bolsas incluem passagens aéreas, auxílio mensal de 850 euros e seguro-saúde

Bandeira Alemanha
(Shutterstock)

SÃO PAULO – O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) está com inscrições abertas para uma lista extensa de cursos.

Dessa vez, o foco são campos de comunicação e artes na Alemanha, para programas de pós-graduação com duração variada. Para ter uma ideia, áreas contempladas incluem arquitetura, música, artes cênicas, dança, artes plásticas, cinema e design. Os prazos para submissão de candidatura variam, de acordo com o programa escolhido.

Em arquitetura, por exemplo, é necessário enviar todos os documentos até 30 de setembro. Já música tem como data limite o dia 15 de outubro, e artes cênicas/dança, 31 de outubro. O último prazo disponível fica para cursos de artes plásticas, cinema e design, que recebem applications de bolsa até 30 de novembro.

PUBLICIDADE

Quem pode se candidatar a bolsas em comunicação e artes na Alemanha

A seleção é voltada para estudantes recém-formados ou que estejam no último ano da graduação em universidades brasileiras. Recém-formando com o título de licenciatura/bacharelado ou mestrado também podem concorrer. Alunos que já estejam cursando o primeiro ano de um mestrado na Alemanha também podem se candidatar à bolsa para o segundo ano — mas, nesse caso, não poderão pedir a renovação da bolsa no ano que vem.

Para se candidatar, é preciso preencher um formulário de candidatura online e enviar uma série de documentos. Entre eles, estão currículo, carta de motivação e cartas de recomendação (esta última apenas para candidatos das áreas de Arquitetura e Artes Cênicas / Dança).

Além disso, é importante enviar o comprovante de proficiência na língua em que é ministrado o curso escolhido, que pode ser alemão ou inglês. Uma vez feita a candidatura, uma via impressa gerada pelo sistema do DAAD deve ser enviada pelo correio, ao escritório do órgão no Rio de Janeiro. Caso seja solicitado pelo curso, também é preciso enviar o portfólio do candidato. O endereço do escritório do órgão no Rio de Janeiro pode ser visto abaixo:

DAAD Escritório Regional Rio de Janeiro

Caixa Postal 62564

22250-970 Rio de Janeiro – RJ

PUBLICIDADE

Rua Professor Alfredo Gomes, 37

CEP 22251-080 Rio de Janeiro – RJ

E-mail: artesmusica@daad.org.br

Telefone: (21) 2553-3296

Vale lembrar, entretanto, que se tratam de dois processos paralelos. Ou seja, um deles para as bolsas em comunicação e artes na Alemanha, pelo DAAD. O outro refere-se à application para o mestrado em si, feita diretamente pela universidade. Há, ainda, requisitos específicos a cumprir, para programas como de música ou de arquitetura. Para saber os detalhes do processo seletivo, basta acessar o informe em português.

Quais são os benefícios

O apoio financeiro oferecido pelo DAAD contempla auxílio mensal para manutenção no país, seguro-saúde e passagens aéreas de ida e volta. O valor mensal recebido pelo aluno é de 850 euros, pela duração do programa, que vai de 10 a 24 meses.

Caso o curso escolhido pelo candidato exija domínio do alemão em um nível que ele ainda não tem, é possível também fazer aulas do idioma antes do curso universitário. Nesse caso, a duração pode ser de dois a seis meses, cobertos pela bolsa.

Os candidatos que não possuam ainda a carta de aceite da universidade escolhida devem apresentá-la antes do início da validade da bolsa.

 

Quer garantir uma educação de qualidade no futuro? Invista. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis