Estágio: atalho para mercado de trabalho não é mais vantagem, mas obrigação

Primeira pergunta que se faz, durante processo seletivo que visa recrutar recém-formados, é: qual a sua experiência?

SÃO PAULO – É um diferencial sair da faculdade tendo realizado estágios? Não. Na realidade, fazer estágio se tornou degrau obrigatório na escada que leva ao mercado de trabalho e à carreira de sucesso. Logo, podemos afirmar o contrário: fica para trás quem termina a faculdade sem estágio.

Hoje em dia, a primeira pergunta que se faz, durante um processo seletivo que visa recrutar recém-formados, é: qual a sua experiência? A explicação é do presidente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Carlos Henrique Mencaci.

“O mercado está mais difícil. O profissional termina a faculdade e, ao entrar em uma empresa, é tão cobrado quanto alguém que está há cinco, dez anos no mercado. Atualmente, é essencial não terminar a faculdade sem ter feito estágios”.

PUBLICIDADE

Estágio é cobrança usual

Segundo ele, todas as áreas de atuação cobram estágio. Em algumas, é mais fácil se inserir sem experiência alguma, em outras é mais difícil. “O nível de dificuldade para quem não fez estágio depende da relação demanda/oferta de cada setor. Por exemplo, uma área muito difícil é a do Direito, profissão escolhida por 12,6% de toda a massa de jovens do Brasil. A oferta de profissionais é alta e a demanda não acompanha”, explica. Por isso, os jovens advogados que geralmente conseguem um bom emprego após a formatura são aqueles que fizeram estágio.

Administração também tem um nível recorde de interesse dos jovens, com 16%. Por outro lado, a demanda está aquecida, o que indica nível de dificuldade menor na inserção no mercado. Já os formados em Comunicação Social (4%) sem estágio terão que lutar muito por uma vaga, já que a demanda por profissionais de publicidade, jornalismo e marketing, por exemplo, é menor.

Já nas Ciências Exatas, como, por exemplo, as engenharias, faltam profissionais e, certamente, mesmo aquele que se formou sem estágio conseguirá uma colocação. Por fim, em cursos como Enfermagem e Medicina, o estágio é obrigatório para conseguir o diploma.

Obrigatório ou não para obter o diploma, de acordo com o presidente do Nube, o estágio é também essencial para aprender os macetes que regem o mundo corporativo: a roupa certa para cada ocasião; a importância do português correto no envio de e-mails e cartas; a diferença que faz saber se comunicar com clareza; como se dá o trabalho em equipe; por que quem não respeita a hierarquia dança; e por que as empresas valorizam tanto a responsabilidade e o cumprimento de prazos.