5 maneiras

Extrato do FGTS: veja como consultar saldo das contas ativas e inativas

Cotistas do fundo podem consultar saldo a qualquer momento pela web ou via aplicativo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Mensalmente, o trabalhador empregado pelo regime CLT tem depositado no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) o equivalente a 8% do salário. O saldo disponível pode ser consultado a qualquer momento pessoalmente, a partir do site da Caixa, do próprio FGTS ou pelo Aplicativo FGTS. Também pode se cadastrar para receber informações periódicas por mensagem de texto ou e-mail.

Vale lembrar que o FGTS só pode ser utilizado pelo cidadão em situações específicas, como, por exemplo, para financiamento imobiliário ou em casos de demissão sem justa causa ou aposentadoria. Eventualmente, há liberação de parte do fundo por determinação do governo.

Confira as maneiras de descobrir seu saldo atual do FGTS:

PUBLICIDADE

Pessoalmente

Os cotistas do FGTS podem consultar o extrato presencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal. Se tiver Cartão Cidadão e senha, consegue a informação também em postos de atendimento.

Site da Caixa

Por essa via, é possível consultar o saldo e os lançamentos dos últimos seis meses. Acessando esta página no site da Caixa, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep), número que pode ser consultado na carteira de trabalho. Para acessar a página de consulta, é necessário cadastrar uma senha.

Também é possível usar a Senha Cidadão, mas, se não lembrar, o trabalhador precisa informar o NIS. Se não estiver com a carteira de trabalho em mãos, é possível consultar esse número pelo Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Por e-mail

Ainda no site da CEF, após acesso com senha, é possível solicitar o recebimento de e-mails com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS. Essa opção fica disponível em “Extrato do FGTS por e-mail” e só é preciso informar o endereço eletrônico.

SMS

Também é possível, no próprio site, cadastrar um número de celular para receber aviso por mensagem de texto (SMS). Isso é possível no menu “Serviços no celular”. 

PUBLICIDADE

Via app

O aplicativo gratuito FGTS Trabalhador, disponível para iOS e Android, exige o download na loja de aplicativos de cada aparelho e o NIS para acesso.

Se puder sacar seu FGTS, invista e ganhe mais. Abra uma conta gratuita na XP.