Sem ganho real

Governo deve propor salário mínimo reajustado só pela inflação, diz UOL

Valor do salário mínimo deve ser corrigido pelo INPC sem ganho real

SÃO PAULO – O Salário mínimo brasileiro pode perder a regra que garante aumento real, acima da inflação. De acordo com o UOL, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) deve ser enviado ao Congresso com previsão de correção do valor apenas pelo Índide Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 

Além dessa mudança para o PLDO, que deve chegar ao Legislativo em 15 de abril, os planos do governo incluiriam mudar o cálculo do salário mínimo por meio de uma Medida Provisória (MP), de acordo com uma fonte do portal. 

Em 2019, o salário mínimo ficou fixado em R$ 998. Entre 2007 e 2019, a conta era feita levando em conta a inflação medida pelo INPC somada ao resultado do PIB de dois anos antes, para garantir aumento real aos trabalhadores. 

PUBLICIDADE

Na terça-feira desta semana (26), o vice-presidente Hamilton Mourão criticou o reajuste do mínimo acima da inflação. Ele teria classificado essa regra como uma “vaca sagrada” que é responsável “por muitos dos nossos problemas”, junto a outras regras que “vêm lá de trás”.

O vice acredita que a regra cria uma “contradição, na qual as classes mais favorecidas recebem mais do que as menos desfavorecidas”. 

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP.