Caráter honesto

Warren Buffett revela o que procura em todos os seus funcionários

Maior investidor do planeta classificou a integridade como a característica mais importante ao pensar em contratar um funcionário

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – As decisões que tomamos definem quem somos e em que acreditamos de verdade. E é nesse momento em que chegamos à encruzilhada de escolher entre seguir na linha pelas razões erradas ou fazer a coisa certa, apenas porque é a coisa certa a fazer. Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, entendeu essa premissa. O bilionário classificou a integridade como a característica mais importante ao pensar em contratar um funcionário.

Integridade vem do latim integritate, e significa a qualidade de alguém ou algo a ser íntegro, de conduta reta. Uma pessoa de honra, ética, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência e justiça. Em outras palavras, aquele que é puro de alma e de espírito.

“Procuramos três coisas quando contratamos pessoas. Procuramos inteligência, procuramos iniciativa ou energia e procuramos integridade. E se eles não tiverem o último, os dois primeiros o matarão, porque se você quiser ser alguém sem integridade, você será preguiçoso e incompetente”, afirmou Buffett, ao portal Inc.

PUBLICIDADE

Outro bilionário, o falecido Jon Huntsman, Sr., que expandiu sua empresa química do zero para uma companhia de US$ 12 bilhões, atribui integridade ao seu sucesso. Ele escreveu em seu livro mais vendido, “Winners Never Cheat: Even in Difficult Times”, que a diferença entre o malsucedido, o temporariamente bem-sucedido e aqueles que se tornam e continuam sendo bem-sucedidos é o caráter.

Encontrar alguém com integridade e caráter

De acordo com o Buffet, precisamos cada vez mais de integridade e caráter, principalmente no ambiente de negócios. Com a característica virtuosa escassa, contratar pessoas perigosamente próximas da escala “incompetente e preguiçosa” de Buffett pode ter um efeito adverso no crescimento dos negócios.

Para determinar se um futuro funcionário possui integridade, por exemplo, Buffet afirmou prestar atenção em alguns comportamentos. Esses 5 comportamentos podem ajudar a avaliar se um funcionário possui ou não integridade e caráter, de acordo com o portal.

1. Eles se comunicam abertamente?
Uma pessoa íntegra sabe que a comunicação aberta e honesta não é apenas a coisa ética a fazer; é o que cria confiança e laços e aumenta o valor para que o trabalho seja realizado com eficiência e sem barreiras.

2. Eles praticam o que pregam?
Eles cumprem suas promessas ou compromissos? As pessoas que possuem integridade cumprem sua palavra e dão um bom exemplo para que outras pessoas façam o mesmo.

3. Eles mostram uma atitude positiva?
A alta integridade de um colega aparecerá mantendo-se calmo e positivo durante conversas difíceis, por exemplo. Ela também aparece com firmeza ao estabelecer limites às pessoas durante desacordos contínuos e conflitos.

PUBLICIDADE

4. Suas ações correspondem às suas palavras?
Uma pessoa que permanece fiel a si mesmo e se comporta de acordo com isso, sem fugir de suas convicções gera confiança. Essas ações, provavelmente, atrairiam confiança para os julgamentos e decisões dessa pessoa, porque suas ações são consistentes com suas palavras. E isso pode fazer maravilhas em ambientes com muita colaboração de pessoas.

5. Eles se responsabilizam?
As pessoas que operam com integridade se responsabilizam não apenas pelo seu trabalho e decisões, mas também por seus colegas e empregados. Elas tratam todos de forma justa, com respeito e dignidade, independentemente da identidade ou posição da outra pessoa.

Invista seu dinheiro com quem conhece do assunto. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis.